quinta-feira, novembro 01, 2007

Não tenho medo de desmanchar...

Eu desmancho porque o que me irrita mais num trabalho concluído é pensar que poderia ter ficado um bocadinho melhor se tivesse feito isto ou aquilo de forma diferente, e que por preguiça, deixei andar.
Em tricot, há tantas, mas tantas variáveis que vão influenciando o trabalho final, acho que é tão raro um trabalho "servir" bem, que se não for controlando em todos os momentos para tentar evitar os problemas mais óbvios (sabendo que imensos menos óbvios existirão) no final, se não "servir" pelo menos sei que tentei tudo o que me foi possível.
Esse sentimento dá-me também mais tranquilidade para..... desmanchar tudo outra vez!

O que desmanchei recentemente:

1º - uma camisolinha de verão que foi feita com fio em fita. Fí-la p'raí há 6 anos, esteve concluída cosida apenas por rematar as pontas dos fios guardada num saco plástico p'raí uns... 6 anos, o suficiente para me fazer ver que nunca ia usá-la. O problema? a malha foi feita com agulhas demasiado finas, não caía bem, estava muito densa e pesada e porisso não era lá muito fresca para verão. Não tinha nada de especial, nada que me fizesse usá-la.







2º - Uma camisola quase concluída, só faltava um bocado da última manga feita com lã "Diana" da marca Kátia. Amei o modelo... mas na fotografia (La Bergere de France). Assim que montei as peças apenas com alinhavos e a experimentei apercebi-me que, quem foi abençoada com peito copa C, não fica bem com canelados verticais que aaaaabrem no sítio onde queremos um cair discreto do tecido! Ainda andei indecisa, pensando que quando bloqueasse as peças, ficaria mais parecido com o cair da malha da fotografia do modelo, mas na verdade, só me estava a iludir, e se a terminasse, não me ia "servir". Assim, estava quase terminada há uns 3 anos... e agora já não está!










Bem, olhando para as fotos continuo a adorar o modelo, tenho que fazer um esforço para me lembrar do mal que me ficava...
Porque é que a desmanchei?????? estava tão gira!!!!



3º - Um caxecol/estola que fiz apenas num domingo, para oferecer á minha amiga Luisa que foi para Londres, com uma lã gira da Kátia. Fiz o modelo ...... da Knitty, adorei o modelo, muito bem concebido, mas não para esta lã. No fim ficou com um ar muito muito rústico, nada adequado para a Luisa.